domingo, 18 de janeiro de 2015

Crítica: "Invencível"

Invencível
(Unbroken)
Biografia/Drama- 2014 (Estados Unidos)
Data de Estreia no Brasil: 15/01/2015
Direção: Angelina Jolie
Distribuidora: Universal Pictures 


   Dirigido por uma famosíssima atriz de Hollywood. Roteirizado por nomes como Joel e Ethan Coen. Filme que conta a história real de superação de um veterano americano feito prisioneiro pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Todos esses aspectos levaram inúmeras vozes da mídia especializada a considerar "Invencível" como forte candidato à receber pelo menos uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. Porém, quando o filme finalmente foi lançado, essas vozes se calaram.
    "Invencível" não chega em nenhum momento a ser algo menos do que um bom filme. Mas também não supera muito essa marca. Estando por isso a uma enorme distância dos 8 filmes que receberam nomeações para a categoria de Melhor Filme neste ano.

         A história contada em "Invencível" é certamente das mais interessantes, conseguindo se manter imersiva até o final do filme. Ajuda muito nisso a força do elenco, principalmente  as atuações de Jack O'Connell que certamente convence como o personagem principal do filme, Louis Zamperini e C. J. Valleroy que interpreta um jovem Zamperini. Além disso, Angelina Jolie faz aqui um ótimo trabalho atrás das câmeras, principalmente quando filma as incríveis cenas de combates aéreos logo no começo do filme.
        O problema de "Invencível" certamente não está na história que o filme conta, mas sim na maneira como isso é feito. O roteiro e a edição do filme dão a impressão de que não há nenhum desenvolvimento durante seu tempo de duração. Ao final do filme, Louis Zamperini é, após tudo o que enfrentou durante o filme, exatamente o mesmo homem que foi mostrado ao começo. Isso é consequência última da má construção do personagem principal durante todo o filme, que conta com mal encaixadas alternâncias entre cenas do tempo em que se passa o filme e flashbacks, o que acaba contribuindo para a aparente falta de ritmo sempre mostrada pelo filme. 
     O sentimento que impera é o de que "Invencível" funcionaria muito bem como uma série de sobreposições de cenas que contam a incrível história de um sobrevivente, mas que não são o suficientes para se construir um filme que seja mais do que meramente bom. O que falta a "Invencível" é uma bem definida estrutura cinematográfica, com Primeiro, Segundo e Terceiro atos e um senso presente de desenvolvimento da história.






Bom

Por Obi-Wan

Nenhum comentário:

Postar um comentário