sexta-feira, 4 de março de 2016

Não Viu? Eu Recomendo! - "Room 237"

O Labirinto de Kubrick
(Room 237)
Documentário
Direção: Rodney Ascher
Disponibilidade: Download/Online

Por Obi-Wan


Diferentemente da maioria dos documentários produzidos sobre filmes "Room 237" não se trata de um making off sobre "O Iluminado" (1980), mas uma produção que condensa várias interpretações sobre inúmeros aspectos do filme de Stanley Kubrick. Sabe aquela pessoa que fica obcecada com um filme a ponto de achar nele coisas que parecem completamente absurdas? Bem, parece que elas sentaram para conversar enquanto tomavam um chá da tarde, e o resultado dessa união de maluquices é "Room 237". 

De maneira alguma digo isso para denegrir o filme. Inclusive acho que isso seja seu aspecto mais positivo. A interpretação de qualquer obra de arte é sempre subjetiva e dupla: parte construída pelas intenções do autor e parte construída pela visão de quem está entrando em contato com tal obra. Assim, cada indivíduo tem uma visão completamente particular sobre um mesmo filme, enxergando coisas que nem haviam passado pela cabeça de seus criadores.
Por conta disso, as pessoas entrevistadas são absolutamente protagonistas do documentário, que faz de tudo para não julgar suas ideias. A intenção de dar protagonismo aos entrevistados é tão grande por parte dos produtores que eles inclusive deixaram no corte final do filme um dos entrevistados pausando sua fala por um momento para cuidar de seu filho que começara a chorar. Isso claramente pretende demonstrar que o controle está completamente na mão destas pessoas. Não há nem mesmo uma narração por parte do produtor, a voz do entrevistador não é ouvida e o filme não chega nem a mostrar o rosto das pessoas dando sua visão sobre "O Iluminado". Ao invés disso, o documentário é montado utilizando muito bem cenas do filme e também de vários outros filmes, de Stanley Kubrick e outros, além de cenas produzidas para "Room 237", sendo que todas elas ilustram muito bem o que está sendo discutido.
Dividido em 8 "pontos" principais que realmente destrincham "O Iluminado", "Room 237" aborda um sem número de aspectos presentes em seu filme tema. Estes vão desde a interpretação de que "O Iluminado" seria um filme sobre o massacre dos índios norte-americanos até a ideia de que há um claro subtexto dentro do filme que fala sobre o Holocausto. O interessante é que nesse processo, "Room 237" fala muito também sobre o diretor e criador de "O Iluminado", Stanley Kubrick. Isso também é de uma abrangência incrível, indo desde a ideia de que Kubrick era um gênio entediado após a filmagem de "Barry Lyndon", que resolveu fazer um filme de terror completamente diferente, até a ideia de que há no filme inúmeros paralelos de Kubrick com relação ao fato de que ele teria trabalhado na produção da filmagem falsa que mostrava Neil Armstrong na lua.
Essa é a graça de assistir um documentário como "Room 237", receber uma avalanche de interpretações e visões distintas sobre um filme sem o controle de um produtor interrompendo e julgando-as a todo momento. A única constatação realmente objetiva a se tirar do filme é que "O Iluminado" é um filme com elementos extremamente subjetivos, que deixa um grande espaço para as inúmeras interpretações que surgiram sobre o filme ao longo do tempo. Algumas delas são extremamente bem organizadas por "Room 237" e apresentadas de forma "crua" ao público. Todas elas são verdadeiras? Nenhuma delas? Algumas? Você decide.

PS: Este post é uma espécie de "prévia" para a análise sobre "O Iluminado" que será postada nos próximos dias, fiquem de olho!



Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário