sábado, 5 de março de 2016

O Iluminado (1980): a Loucura de Jack Torrance


Por Obi-Wan

        Publicado em 1977, "O Iluminado" foi o terceiro livro de Stephen King e seu primeiro best seller. A escrita da história se baseou na estadia do autor no Stanley Hotel em 1974. A ideia base da história é um hotel aparentemente "mal-assombrado" que atormenta a família Torrance, encarregada de cuidar do hotel durante seu fechamento no inverno. A grande qualidade do livro e seu bom número de vendas logo despertaram a atenção de produtores interessados em adaptá-lo para o cinema (como virou rotina na carreira de King).
       O processo de escrita do roteiro do filme foi longo e conflituoso. Se por um lado Stephen King é conhecido por ser zeloso demais quanto a fidelidade de adaptação de seus livros, Kubrick sempre foi referido por seus colaboradores como um dos diretores mais difíceis de se trabalhar. King disse em entrevistas que Kubrick chegava a telefoná-lo de madrugada para perguntá-lo se ele acreditava em Deus. Como não poderia deixar de ser, diretor e autor quase nunca concordavam sobre o rumo que a história deveria tomar, o que levou a um rompimento entre os dois e o abandono do projeto por parte de King, que até hoje vê com maus olhos o filme de 1980.
        Como grande admirador das duas obras, vou me esquivar da questão sobre qual dos dois é melhor, o livro ou o filme, pois acredito que sejam perspectivas distintas sobre uma mesma história. Enquanto o mestre do suspense Stephen King utiliza durante todas a história elementos sobrenaturais provocados pelo cenário, o filme de Kubrick deixa em aberto até perto do fim se os acontecimentos sobrenaturais são realidade ou imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário