terça-feira, 1 de setembro de 2015

Crítica: "Homem Irracional"


Homem Irracional
(Irrational Man)
Comédia/Drama
Data de Estréia no Brasil: 27/08/2015
Direção: Woody Allen

Distribuidora: IMAGEM FILMES


            Nem sempre um diretor consegue entender o material que lhe foi entregue pelo roteiro, algo que pode gerar resultados desastrosos (sim, pense em A.I – Inteligência Artificial) ou mesmo gerar uma obra irregular como este “Homem Irracional”, um trabalho que evidencia tal disparidade entre roteiro e direção... O que é mesmo irônico é o fato de ambos serem assinados por Woody Allen.
Mas, mesmo sendo irregular, esta é uma história típica do cineasta: Abe Lucas (Joaquin Phoenix), um professor de filosofia, leva sua vida na base do cinismo, depressão e muito uísque, envolvendo-se com sua jovem aluna Jill (Emma Stone) e com uma colega de trabalho, eis que um dia Lucas ouve uma conversa em uma cafeteria e ele vê um novo motivo para viver.

       Para qualquer cinéfilo que já se dedicou às principais obras do veterano diretor, é fácil de notar ao longo da projeção características básicas presentes em outras obras (Match Point, Crimes e Pecados e Manhattan estão presentes em cada dinâmica entre personagens e seus diálogos) e assim, é prazeroso perceber como que as idéias do roteirista ficam coesas em seus dois primeiros atos, principalmente o primeiro que conta com a apresentação básica de seus personagens e quando temos contato com as melhores falas do filme (minha preferida, particularmente, é aquela que resume o cinismo de Abe Lucas: “Eu esqueci o motivo pelo qual viver e quando lembrei não valia a pena...”)
          O segundo ato possui seus momentos também, principalmente quando desenvolvida a dinâmica entre Abe e Jill para além da paixonite entre professor e aluna, e a direção sempre econômica de Allen acabam por dar fluidez aos enormes debates existencialistas presentes no filme. É mesmo uma pena que no resto de suas competências como diretor, o nova-iorquino parece completamente perdido no tom da narrativa que sempre parece mais leve do que o tema realmente é. Assim, se no momentos de humor negro o filme pode até funcionar (e existe uma cena envolvendo roleta russa que despertou risos nervosos na sessão que eu estava) em outros de drama mais pesado temos a impressão de estar vendo apenas uma comédia romântica esquizofrênica.
         Mas não posso culpar totalmente a direção por tal impressão. A fotografia do filme é linda, limpa, de cores fortes e... bem, não faz o menor sentido para a discussão de culpa, valor da vida e filosofia existencialista. Eis um claro exemplo para aqueles que procuram compreender como funcionam premiações de categorias técnicas: não é por ser apenas uma fotografia linda que esta seja uma boa fotografia, devido a sua incoerência com o resto do filme.
          Com um terceiro ato completamente desconexo com os dois primeiros, a homogeneidade da película fica mesmo por parte das atuações. Se Emma Stone demonstra mais uma vez carisma e completa capacidade de saltar do drama para a comédia, utilizando ainda de seus enormes olhos extremamente expressivos, Joaquin Phoenix comprova mais uma vez ser um dos melhores atores da atualidade por sua versatilidade. A partir da imagem decadente do personagem barrigudo e sempre bêbado, Phoenix ainda consegue dizer suas falas com um cinismo extremamente convincente e por vezes divertido.
"Homem Irracional" acaba por ser o exemplar que melhor define a carreira de Woody Allen: sempre interessante de acompanhar, porém irregular (principalmente nesses últimos anos). Um bom filme de boas idéias, mas tanto o Allen roteirista quanto o diretor já produziram obras melhores, com temas semelhantes melhor abordados, nos quais ambos se entendiam.








Bom
Por: Han Solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário