segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Não Viu? Eu recomendo! - "Senhores do Crime"

Senhores do Crime
(Eastern Promises)
Direção: David Cronenberg
Disponibilidade: Netflix/Download/Online

Por Obi-Wan



       Por uma série de motivos, "Senhores do Crime" não é (apesar do clichê título brasileiro) um típico filme de máfia. O primeiro desses motivos é o cenário: o filme se passa em Londres, não nos Estados Unidos. O segundo está no protagonista: Nikolai (Viggo Mortensen) não faz parte de nenhuma família importante da máfia russa, mas é um policial infiltrado pela inteligência de seu país, com a missão de ir galgando posições na linha de comando. Esta narrativa é bastante arquetípica e havia sido executada com perfeição no ano anterior por "Os Infiltrados" (2006). No entanto, o que torna o filme de Cronenberg interessante e diferente são os vários pontos de vista que podemos acompanhar no desenrolar da trama. Nikolai gradativamente transforma-se em protagonista, mas isso não é estabelecido logo no começo (ele está tão bem infiltrado que nem nós, assistindo o filme, percebemos que ele é um espião). Não temos nenhuma narração por parte de tal personagem, não vemos sua história antes de chegar a Londres e nem como ele se conseguiu se infiltrar em um círculo tão pequeno e cheio de regras. Esse mistério em relação ao protagonista é um elemento extremamente interessante.


          A primeira cena do filme enfoca a personagem de Tatiana, autora de um diário que se torna parte essencial de toda a trama (uma espécie de MacGuffin), pois nele ela conta como foi estuprada por Semyon, chefe da máfia. Em meio a tudo isso está Anna, personagem de Naomi Watts, enfermeira responsável pelo parto que causa a morte de Tatiana e o nascimento de um bebê, do qual ela cuida. Como pode-se perceber por essa rápida sinopse, "Senhores do Crime" é um filme com vários personagens e acontecimentos aparentemente não relacionados, que acabam por convergir em uma única história. Com este tipo de roteiro complexo, é necessário grande cuidado por parte de roteiro, direção e edição, para que não se perca o tom geral do filme, seu ritmo fique lento demais, ou tudo fique confuso  ao ponto de o espectador perder o interesse. Felizmente, em "Senhores do Crime" os 3 elementos são executados com grande entrosamento e precisão, resultando em um grande filme.
      O elenco do filme também não decepciona, com algumas grandes atuações, principalmente a de Viggo Mortensen, que faz um sotaque russo absurdamente convincente e cumpre com enorme habilidade a difícil tarefa de interpretar o agente infiltrado entre criminosos, obrigado a enfrentar dificílimas decisões morais. Essa grande atuação rendeu-lhe sua primeira indicação na categoria de melhor ator no Academy Awards de 2008. Outro aspecto muito interessante é todo o simbolismo das tatuagens espalhadas pelo corpo de cada membro do grupo e o uso que o roteiro faz deste elemento. Há ainda uma maravilhosa cena de luta com facas (poucas armas são usadas ao longo do filme) dentro de uma sauna, extremamente bem filmada por Cronenberg e muito bem executada por Viggo Mortensen, que não usou dublês para fazer esta cena onde luta pelado contra 3 agressores. Este é definitivamente o ponto alto do filme e é uma pena que não tenha ficado mais para o final. Concluindo, "Senhores do Crime" é um excelente filme, que consegue convergir diversos pontos de vista em uma só interessante narrativa sobre a máfia russa em Londres.




Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário