Direção: Jon Schnepp
Disponibilidade: Download/Online
Por: Obi-Wan
Nada resume melhor os filmes de super-herói nos anos 90 do que aquela bizarra foto de produção, que circula na internet de tempos em tempos, mostrando um cabeludo Nicholas Cage vestindo o traje do Superman. Aquele filme, que teria Tim Burton como diretor, esteve muito mais perto de acontecer do que acredita-se, contando com quase todos os estágios de produção prontos para a filmagem quando foi cancelado. É essa incrível história de bastidores que nos conta "The Death of Superman Lives", dirigido pelo grande nerd Jon Schnepp, que admite logo no começo do filme a fascinação que sempre teve pela história do projeto. Schnepp faz com este documentário uma incrivelmente extensa compilação de entrevistas, desenhos conceituais, fotos e vídeos de produção, conseguindo de maneira extremamente competente juntar todos esses elementos em uma narrativa coesa que tenta decifrar a essência do que teria sido certamente o filme de super-herói mais mirabolante já feito.
Começando desde os estágios mais iniciais da concepção do filme, com as primeiras ideias do produtor Jon Peters, passando pelo primeiro roteiro escrito por Kevin Smith e assim por diante, Schnepp vai expondo em tela, de maneira extremamente detalhada e minuciosa, as inúmeras camadas que teriam constituído o filme. Além de constituir um excelente documentário, esse trabalho também faz grande justiça ao projeto e a todos os envolvidos nele. Pegando apenas informações separadas, como o confronto entre o estilo artístico de Tim Burton com o personagem, a arriscada escalação de Nicholas Cage, ou os vídeos de produção mostrando estranhos trajes luminosos, temos a primeira impressão de que tal filme teria sido um completo desastre. Esqueça isso. Acompanhando junto com o filme os estágios de produção, podemos entender as motivações por trás de cada aspecto do que estava sendo idealizado na época, conceitos extremamente corajosos e criativos que teriam criado se não um excelente filme, pelo menos um extremamente interessante e inovador.
Com duração um pouco longa em tratando-se de um documentário (cerca de uma hora e quarenta minutos), "The Death of Superman Lives" pode ficar um pouco cansativo em torno da metade de seu tempo de exibição. Entretanto, novos e instigantes elementos logo surgem em tela para afastar aquele sentimento de saturação. Ao fim do filme, é impossível não passar um bom tempo se perguntando sobre o quão interessante seria poder assistir "Superman Lives" e o quanto ele teria mudado dentro do gênero de filmes de super-heróis, para melhor ou pior. Além disso, em uma camada mais interna, o documentário também nos traz o questionamento sobre a enorme quantidade de grandes ideias que nunca foram concretizadas e nunca o serão, por motivações financeiras. De qualquer maneira, "The Death of Superman Lives" é um documentário tão instigante quanto o tema sobre o qual foi filmado e certamente faz valer investir o tempo necessário para assisti-lo.
Han e Obi- Wan recomendam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário