sábado, 8 de agosto de 2015

Crítica: "Quarteto Fantástico"

Quarteto Fantástico
(Fantastic Four) 
Ação/Aventura - 2015 (Estados Unidos)
Data de Estréia no Brasil: 06/08/2015
Direção: Josh Trank
Distribuidora: Twentieth Century Fox Film Corporation


     No início dos anos 2000, certamente incentivada pelo enorme sucesso dos dois primeiros filmes da franquia X-men, a Fox deu início à produção do filme que traria para as telas a origem do outro supergrupo dos quadrinhos da Marvel comprado pelo estúdio nos anos 90. Assim surgia, em 2005, um dos piores filmes de super-herói já feitos (sendo que a mesma Fox já havia lançado o péssimo "Demolidor"). Em mais uma decisão surpreendentemente estúpida do estúdio, chega aos cinemas em 2007 a sequência, que conseguiu a façanha de ser pior que seu antecessor. Bem meus caros, a Fox havia conseguido se superar. Quando foi anunciado que que mais um filme da já extremamente danificada franquia estava em produção, surgiu entre todos nós a esperança de que um excelente filme poderia nos fazer esquecer dos péssimos filmes anteriores, quem sabe levando até a crossovers no cinema com os X-men. Aparentemente tudo estava saindo como planejado, o estúdio contratou um ótimo jovem diretor, acertou nas escalações dos atores e lançou um bom primeiro trailer. As expectativas estavam altas e... adivinhem? Eles conseguiram de novo! Sim, esse filme me fez esquecer os anteriores, porque conseguiu ser ainda pior. Essa franquia está absolutamente morta. Mas como paguei meu ingresso para assistir essa atrocidade em forma de filme, vou pelo menos tentar tirar algum proveito em falar mal sobre ele.

           Para mim não resta dúvida sobre o verdadeiro culpado pelo completo fracasso que é esse filme: o estúdio. Me recuso a acreditar que um promissor diretor como Josh Trank tenha feito um filme tão estúpido. Há alguns meses atrás foi anunciado que os executivos da Fox responsáveis pelo filme haviam exigido que Trank realizasse uma série de refilmagens, por estarem insatisfeitos com o corte final apresentado. O resultado disso é que "Quartato Fantástico" se torna um filme completamente diferente da metade para frente. A primeira parte do filme, apesar de recorrer a inúmeros clichês, ainda mantinha uma certa noção sobre o tipo de filme que queria ser e até aparentava levar a um filme satisfatório. Porém, passando-se esse breve momento de pura ilusão, o restante do filme é absolutamente intragável. Há anos não me lembrava de estar assistindo um filme e me questionar quantos minutos a mais eu teria que aguentar antes de descerem os créditos e eu finalmente poder ir embora. "Quarteto Fantástico" é um dos piores filmes que eu já tive o desprazer de gastar dinheiro para assistir, e certamente um dos piores filmes de super-herói de todos os tempos.
     Nesse momento do texto você talvez esteja se perguntando se eu não estou exagerando, se tudo isso não passa de chatice minha e se não há algo de proveitoso a ser tirado do filme. Bem, como ninguém está apontando uma arma para minha cabeça neste momento (será que foi isso o que aconteceu com o Omelete?), não tenho absolutamente nenhum motivo para falar bem sobre qualquer aspecto desse filme. Há tantos clichês espalhados pela trama que há até uma variedade de gêneros dos quais eles saíram, ficção-científica, filmes de super-heróis, filmes sobre amizade. Escolha os principais clichês de qualquer gênero, "Quarteto Fantástico" provavelmente contém pelo menos um deles. Os personagens desse filme são tão mal construídos e parecem tão unidimensionais e robóticos que é absolutamente impossível estabelecer um pingo de empatia com qualquer um deles. Os diálogos do filme são tão horríveis que não há nada que o talentoso elenco possa fazer para remediar sua ruindade. Cada frase cuspida pelos personagens parece automática, retirada de algum filme superior e porcamente acrescentada ao roteiro.
         Falando sobre ele, há 5 pessoas creditadas pela escrita do roteiro desse filme, mas tenho certeza que uma única pessoa de 5 anos seria o suficiente para escrever algo melhor. Todas as situações criadas pelo filme "constroem" os personagens de maneira ineficiente e absolutamente preguiçosa. Não há uma sequência em todo o tempo de duração que pareça minimamente verossímil ou relacionável. Como se não bastasse o roteiro ridículo, a edição apressada do filme torna tudo ainda pior, cortando as cenas cedo demais e dando ao filme uma péssima sensação de montagem. Além disso, a péssima edição contribui para suprimir ainda mais o tom geral e o ritmo do filme, que não se decide sobre o que realmente é e acaba sendo um pesadelo de assistir. A trilha sonora do filme é tão irritante que me fez pensar se não seria uma boa ideia assisti-lo no mudo. A única coisa que chega perto de uma qualidade redentora é o visual do Coisa, mas toda a aura que ele consegue criar em torno do personagem se esvai quando ele abre a boca. Ainda por cima, o visual do personagem se insere na categoria computação gráfica, que é no geral terrivelmente mal feita. Há uma cena particular em que tocha humana persegue um avião. Em um primeiro momento não pude acreditar que aquilo se pretendia uma representação da realidade, me levando a acreditar que era uma representação holográfica projetada em algum painel. Infelizmente, não era.
        Chego a esse quinto parágrafo a muito custo e quase completamente desprovido de adjetivos ruins. Portanto, para concluo afirmando que "Quarteto Fantástico" é um filme absolutamente desprovido de alma, tudo o que o filme tenta construir falha miseravelmente e o arco de seus personagens principais é absolutamente incapaz de arrancar qualquer tipo de emoção de quem o assiste. Não vejo nenhum motivo para aconselhar que alguém se disponha a passar pelos torturantes 100 minutos desse grande pedaço de lixo cinematográfico. Me senti tão culpado por ter realmente gasto dinheiro nesse filme que em dado momento considerei arrancar meus próprios olhos só para ter algo melhor para fazer. Tenho certeza de que durante os créditos meus neurônios resolveram fazer uma assembléia: metade deles decidiu pelo suicídio coletivo, enquanto que a outra metade resolveu fazer uma revolta contra mim por eu tê-los feito assistir algo tão horrível e entediante por 100 minutos (que pareceram 4 horas).
          "Quarteto Fantástico" é uma experiência tão terrível que me recuso a conceder-lhe a honraria de uma estrela da morte. "Ruim" não é o suficiente para descrevê-lo. Portanto, só há uma coisa capaz de atingir o nível de estupidez desse filme:


Horrível!

Por Obi-Wan

Nenhum comentário:

Postar um comentário