segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Não Viu? Eu Recomendo! - "Fruitvale Station: A Última Parada"

Fruitvale Station: A Última Parada
Direção: Ryan Coogler
Disponibilidade: Online/ Download/ Netflix

Por: Obi-Wan


        Um jovem negro assassinado por um policial no primeiro dia de 2009. É com esta informação devastadora que "Fruitvale Station" opta por iniciar sua recontagem dos últimos dias de vida de Oscar Grant, como brilhantemente expressado pela frase em seu pôster: every step brigns you closer to the edge (cada passo te traz mais perto do precipício). Ao informar a morte de Grant desde o princípio, "Fruitvale Station" abre mão de criar um suspense fácil sobre a sobrevivência ou não do personagem em seu clímax e constrói algo muito mais dramático no lugar. Ao sabermos como a história termina, cada passo que leva Oscar ao abrupto e precoce final de sua vida é excruciante; cada momento de felicidade em sua trajetória constrói de forma impecável o mal-estar que sentiremos ao acompanhar o fim de sua existência.
        O principal mérito de "Fruitvale Station" está na forma como o roteiro do então estreante e talentosíssimo Ryan Cooglar consegue humanizar a figura de Oscar Grant. Sua morte foi responsável pelo início de uma série de protestos por todo o país contra a brutalidade da polícia norte-americana contra jovens negros, fazendo da figura de Grant um símbolo muito forte de um movimento que protesta esta violência. Esta narrativa, no entanto, já está presente nos jornais e na mentalidade coletiva. Assim como o também genial "Selma" havia feito, "Fruitvale Station" é inteligente o suficiente para ir além desta narrativa e não glorificar seu protagonista, não transformando sua história de vida na representação de ideais provenientes da figura na de um herói imaculável.
           Partindo de uma excelente performance de Michael B. Jordan, Coogler usa o estilo de câmera na mão para criar uma enorme proximidade entre público e personagem. Passando algum tempo no banco do passageiro de seu carro, somos levados por "Fruitvale Station" a experienciar os principais aspectos da vida de Oscar Grant, um pai amoroso e namorado infiel, um filho algumas vezes presente e outras ausente, um jovem que foi preso diversas vezes e tenta se livrar de vícios do passado para não ser mais obrigado a se afastar de sua família. O que vemos em tela é acima de tudo um ser humano, uma pessoa complexa e problemática como qualquer um de nós, mas uma que teve sua existência abruptamente abreviada por gravíssimos problemas de nossa sociedade. 





Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário