quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Crítica: "Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1"

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 
(Mockingjay - Part 1)
Ação - 2014 (Estados Unidos)
Data de Estreia no Brasil: 20/11/2014
Direção: Francis Lawrence
Distribuidora: Paris Filmes

Uma Katniss desorientada, que precisa de um momento de solidão e que não consegue dormir. Finnick Odair concluindo que após os últimos acontecimentos retratados no filme anterior a morte seria a melhor saída para todos. Este é o tom de desespero que permeia Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1, um tom que justifica e desenvolve os acontecimentos deste novo capitulo da saga de Katniss Everdeen.

Neste novo exemplar da saga Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se vê na oportunidade de ajudar a revolta contra a capital sendo o Tordo, o pássaro símbolo de luta, amparada pela Presidente do distrito treze, Alma Coin (Juliane Moore), e pelo conselheiro publicitário Plutarco Heavensbee (Philip Seymour-Hoffman) para combater a propaganda enganosa, feita pela capital contra a rebelião, ancorada nos discursos do Presidente Snow (Donald Sutherland) e de Peeta Mellark (Josh Hutcherson).


Se mostrando bem mais contemplativo do que os anteriores, neste filme somos levados a entender os jogos políticos e propagandísticos de ambos os lados na guerra civil que se aproxima gradualmente. Nesse aspecto, (e devo alertar que não li os livros de Suzanne Collins, desta forma não posso afirmar se o que presenciei no cinema corresponde realmente às obras da autora) diversos caminhos tomados pela história se mostram justificados no contexto político da Panem. Katniss e Peeta são assim mostrados praticamente como objetos de propaganda política que desempenham agora seu papel não somente no campo de batalha, mas sim como rostos e mensageiros de ambos os lados, sendo este fato um resultado mais do que qualificado para os acontecimentos dos filmes anteriores, como provavelmente também justificara a eclosão de acontecimentos violentos nos próximos filmes (estamos falando de uma série de aventura afinal de contas).

Contudo, estas idéias políticas nada funcionariam se não fosse pelo elenco extremamente eficiente que consegue fazer com que as cenas ganhem em urgência, compaixão, comédia e ironia em seus determinados momentos. Juliane Moore integra o elenco como a Presidente Alma Coin, numa interpretação forte de uma verdadeira líder que sabe a necessidade de um incentivo para uma revolta geral contra a capital ao mesmo tempo em que adota um tom de voz contido e calmo. Tal característica é dividida com o presidente da capital, Presidente Snow, interpretado por Sutherland como um homem cruel, que se mostra no controle da situação com um olhar penetrante e um sorriso que gera tensão em qualquer um, e que, mesmo mantendo a aparentemente calma com os atos rebeldes, se mostra temível. Algo ilustrado brilhantemente em uma cena na qual uma empregada que o barbeia acaba ferindo-lhe o rosto, mesmo sem dizer nada direto sobre o acontecimento sentimos a tensão tomar conta do ambiente.

O resto do elenco funciona muito bem, desde Sam Claflin e seu angustiado Finick, até Josh Hutcherson representando o todo o sofrimento de Peeta Mellark, mesmo que com pouco tempo na tela. Além disso, contamos com mais um desempenho maravilhoso de Philip Seymour-Hoffman que demonstra toda a experiência e os sentimentos que movem este personagem, que poderia ser um mero coadjuvante quando composto por outro ator, com simples gestos que fazem com que a mensagem final do filme que o homenageia seja dolorosa para qualquer cinéfilo.

Mas o filme é mesmo de Jennifer Lawrence que com talento ressalta a angustia de Katniss em relação à Peeta ao mesmo tempo em que demonstra todo o desconforto da garota ao ter que fazer um discurso motivador ensaiado, algo que funciona muito em contraste ao discurso “espontâneo” feito pela heroína ao se deparar com um ataque da capital. O filme ainda encontra tempo para desenvolver mais ainda o afeto de Katniss pela irmã (o motivo dela ter ido para os jogos em primeiro lugar) e emociona com uma cena em um hospital que se mostra tocante tanto pela atuação de Lawrence como também pela direção de seu chara Francis Lawrence. O diretor transforma este momento em algo memorável desde a apresentação de diversos mortos e feridos, passando pela reação horrorizada de Katniss até o momento em que todos realizam o "sinal da rebelião". A direção de Francis Lawrence se mostra assim bastante eficiente ao longo de toda a projeção.


Desde o momento em que se anunciou que o terceiro livro seria dividido em duas partes me senti incomodado com a ideia, pois a motivação real de tudo isso era financeira e não artística. Me agrada muito ver que, pelo menos nessa primeira parte, a decisão se mostrou justificada pelo desenvolvimento de seu contexto político e de seus personagens. Só me resta agora ler os livros (pois, sim, os dois últimos filmes despertaram esta vontade) enquanto aguardo agora um final digno para a saga.



Nota: Excelente



Por: Han Solo
I shot first!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário