sábado, 12 de dezembro de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "Say Anything"

Digam o Que Quiserem
(Say Anything)
Direção: Cameron Crowe
Disponibilidade: Download/Online

Por Obi-Wan



     Primeiro filme de Cameron Crowe, "Say Anything" é um dos exemplos que comprovam que experiência não é um pré-requisito para se dirigir um excelente filme. Lançado no fim da década de 1980, "Say Anything" ostenta claramente em seu roteiro e direção as marcas de tal período, que produziu grandes filmes sobre a juventude. Como fruto dessa geração, o filme de Crowe consegue a façanha de soar sempre jovial e fresco sem ser ingênuo, falar abertamente sobre amor sem ser brega e ser dramático sem pender para o melodrama. Por conta disso, "Say Anything" é um daqueles raros filmes que conseguem te fazer esquecer que está assistindo a algo roteirizado. A trama do filme soa tão orgânica e os personagens são capazes de estabelecer tamanha empatia que uma imersão completa é praticamente inevitável.

        Grande parte do crédito para essa empatia deve ser dado à incrível performance de John Cusack. Seu atrapalhado e verborrágico Lloyd Dobler é um daqueles underdogs que você não consegue evitar simpatizar e se identificar, muito mais por suas falhas do que qualidades. Crédito deve ser dado também à Ione Skye (Diane Court), personagem diferente de Lloyd em quase todos os aspectos e exatamente por isso tão crucial à trama. É do ponto de vista desses personagens que o filme trata um grande número de questões complicadas da juventude, como por exemplo a escolha de uma carreira, abordando-as de maneira delicada e precisa. Ao mesmo tempo que não as ignora, o filme não passa tempo demais tentando resolvê-las, elas aparecem da mesma maneira que apareceriam na vida de qualquer jovem, em um jantar com pessoas mais velhas, por exemplo.
        "Say Anything" é uma daquelas histórias em que você não se preocupa em tentar adivinhar o que irá acontecer, e tampouco o filme se dedica a lhe informar sobre. É como se você sentasse no banco de trás do carro de Lloyd e Diane, decidido a os acompanhar onde quer que seja. O arco dos personagens é satisfatoriamente concluído, mas sem a impressão de que se tenha chegado a algum tipo de fim, como é de se esperar para alguém que acabou de ingressar em sua vida adulta. Por fim, "Say Anything" é simplesmente um daqueles filmes que você tem medo de olhar no relógio, justamente por não querer que aquela história acabe.



Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário