sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "Louca Obsessão"

Louca Obsessão
(Misery)
Direção: Rob Reiner
Disponibilidade: Netflix/Dowload/Online

Adaptado da obra homônima de Stephen King, Misery (ou “Louca Obsessão”, como diz o título óbvio brasileiro) é um filme tão “fácil” de se assistir quanto perturbador. O filme é um deleite para qualquer um que consiga agüentar suas quase duas horas de muitos momentos de tensão na história trágica de Paul Sheldon (James Caan), um escritor sem muita aclamação da crítica que, após um acidente de carro, é resgatado pela enfermeira Annie Wilker (Kathy Bates). Mostrando-se preocupada em ajudar, sendo a “fã número um” do escritor, logo Annie mostra sua verdadeira face, a tal louca obsessão presente no título nacional. Assim, o filme fica aberto para poder trabalhar de forma magnífica a psicopatia, a “inspiração” autoral e o trauma.

Dessa forma, a psicopatia torna-se tão vívida e afastada da abordagem caricata graças à direção bem orquestrada de Rob Reiner e também da atuação inspiradíssima de Kathy Bates. Se o diretor consegue dar fluidez a narrativa com seu início mais lento, porém que apresenta bem todos os personagens, e planos detalhes que ressaltam toda a tensão das cenas, quem brilha e rouba o filme é mesmo Kathy Bates, que não utilizando apenas da alternação de humor e olhar vago pra compor sua personagem, aos poucos nos faz esquecer da presença da atriz, já que Annie Wilker toma seu lugar de forma assustadora e com uma complexidade formidável, se mostrando uma criatura tão insegura e quebrada psicologicamente que torna-se extremamente decidida aos atos mais assustadores.
E é assim que chegamos à tal “inspiração autoral”, já que esta se mostra reflexo dos atos torturantes de Annie para que ela possa coagir Paul Sheldon a escrever “sua obra prima”. A atuação de James Caan, vale ressaltar, é crua e extremamente bem dosada, sendo ponto chave para que possamos investir no elemento mais característico do cinema: a empatia. Sendo assim, fácil de notar como a experiência agonizante que passa com Annie será traumática ao extremo, independente de se ele conseguirá ou não fugir de seu cativeiro.
Eficiente ainda por fazer com que o próprio espectador sinta-se também preso numa casa no meio do nada, Misery é a prova definitiva de que poucos personagens e uma trama bem resolvida são mais do que o necessário para se fazer uma obra espetacular. Pra quem já é fã de Kathy Bates, a sua “obra prima” de atuação proporciona que você se torne seu “fã numero um”.

Han e Obi-Wan Recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário