terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Não Viu? O Fábio Recomenda! - "Sem Limites"

Sem Limites
(Limitless)
Direção: Neil Burger
Disponibilidade: Netflix/Download/Online

Por Eddie Morra



          Imagine ser capaz de acessar a totalidade de suas faculdades mentais, explorar a plenitude de suas propriedades intelectuais, emotivas e sensoriais. Tal dádiva cai no colo do vagabundo/escritor Edward Morra (Bradley Cooper), traduzindo-se como o enredo do excelente thriller “Limitless”. O privilégio do saber total chega ao nosso protagonista num momento de extremo declínio existencial, em que sua vida parece ter finalmente atingido o ponto mais baixo, o fundo do poço, o marasmo absoluto. Eddie logo se apresenta, em primeira pessoa, dizendo-se um trintão largado no mundo, cujas ambições foram devoradas pela apatia. O último suspiro de esperança para o pobre Eddie se esvai quando sua namorada, interpretada pela bela Abbie Cornish (RoboCop) rompe o relacionamento por não aturar mais o quadro deprimente que ele havia se tornado.

         Numa de suas raras saídas, entre uma bebedeira e outra, ele esbarra de uma maneira bastante improvável e descontraída, com o NZT, o real e encapsulado protagonista do filme. Morra ingere a substância sem pestanejar na base do sabido raciocínio “pior do que está não fica”. A partir daí, ele vê o mundo iluminar em todos os sentidos, fazendo uso de suas novas e desconhecidas habilidades constante e precisamente. Os cem por cento de seu intelecto, disponíveis, fazem com que Eddie organize seus objetivos e desempenhe com fluidez todas as pendências que o agoniavam quando em sua forma mundana. Ele alcança a glória, ganha dinheiro, recupera sua garota, faz amigos, conclui seu livro e expande suas próprias ambições, antes vazias e apáticas. A trama se ocupa do transcorrer desafiador e delicado deste processo de transformação de Eddie Morra. Durante o filme, são apresentados obstáculos, oportunidades, possibilidades, ameaças, intrigas e chantagens, tudo isso com uma pitada de Robert De Niro (para delírio de nosso Han Solo).
              O filme é uma refeição completa, não deixa a desejar em nenhum aspecto e se constitui como o predileto deste colaborador. “Limitless” é uma metáfora belíssima que evidencia o quanto nós, os seres que não têm acesso ao NZT, subaproveitamos nosso pensar. Aliás, a pílula em si completa divinamente a metáfora que é o filme, fazendo-nos refletir sobre a questão potencial do território inexplorado do pensamento. 

PS: O filme se expandiu num seriado chancelado pela ABC, que conta com Bradley Cooper na produção executiva e esporádica participação. Uma dica: Não esperem uma coisa dentro da outra. O filme é magistral, já a série, embora possa ainda engrenar, está se mostrando apenas regular. 






Han, Obi- Wan (e Fábio) recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário