sexta-feira, 6 de março de 2015

As Mulheres na Direção


Há algumas semanas me vi no meio de uma discussão inacreditável surgida a partir de um debate sobre o filme Cinquenta Tons de Cinza: Segundo certas pessoas, o filme era de baixa qualidade devido ao fato deste ser dirigido por uma mulher. Minha primeira reação foi a de incredulidade, logo seguida pela raiva e então parei por um minuto e refleti. Percebi como na maioria dos casos nos quais as pessoas são questionadas sobre seus diretores favoritos raramente uma diretora é citada. Refleti como quando nos referimos a determinados filmes excelentes raramente paramos pra pensar a batalha que foi feita para a industria aceitar que uma diretora fosse a mente por trás da obra, quando na maioria dos casos Hollywood relega comédias românticas de roteiros medíocres (muitas vezes machistas) para serem realizados por mulheres.
 E ainda assim, quando estas profissionais conseguem o seu espaço, batalhando por suas obras pessoais ou envolvimentos maiores na industria, acabam por ter seu trabalho subestimado muitas vezes em relação às obras "masculinas". Pense bem, se eu te perguntasse o nome de três mulheres diretoras os nomes mais óbvios para serem ditos possivelmente seriam: Sofia Coppola, Kathryn Bigelow e Ava Duvernay, três excelentes diretoras. Muito bem, e agora pense nas frases comuns que são utilizadas como "legendas" para as duas primeiras, enquanto a primeira é comumente referida com a "filha de Francis Ford Coppola", a segunda já foi por muito tempo catalogada como a "ex-mulher de James Cameron". Quanto a Duvernay, um nome novo porém em alta no momento, esta foi vítima de umas das maiores injustiças da história do oscar ao não ser indicada como melhor diretora, isso ainda na cerimonia mais "branca" da história do oscar (mas isso é assunto para outro debate).
 Foi preciso poucos minutos para constatar o fato, e vários para aceitar, que a aquelas opiniões sexistas estão muito diluídas na maioria dos debates cinematográficos. Que eu, um apaixonado pelo cinema, nunca tinha dado o devido valor a tais questionamentos por estes nunca terem se apresentado de maneira tão contundente a mim. Como todos nós podemos sentir repulsa pelas opiniões apresentadas pelas pessoas em relação ao dito filme baseado no best-seller quando realizamos atos parecidos pela nossa simples omissão? O ato ridículo e discriminatório de alguns não diminui a culpa de outros no caso. Mas nunca é tarde para melhorarmos, certo? Pois aqui vão duas listas e um vídeo para tentar movimentar o debate e o assunto. 

A primeira é um link direto para uma lista com quase 1000 filmes dirigidos por mulheres. Os gêneros são os mais diversos, desde o documentário à ficção de terror. Vale uma conferida: 
https://mubi.com/lists/films-directed-by-women 

O segundo link é de um blog muito bom chamado Película Criativa no qual eles fizeram um Top 30 de melhores diretoras da atualidade
http://www.peliculacriativa.com.br/2013/08/top-30-as-melhores-diretoras-do-cinema.html?spref=tw


Por ultimo aqui deixaremos uma entrevista maravilhosa (em inglês) da diretora Lexi Alexander contando as dificuldades da industria para ser uma diretora. É uma entrevista longa mas que vale muito a pena.




Comente, debata, compartilhe o texto ou passe pra ferente simplesmente o conteúdo deste... O importante é o alcance da conscientização da discussão. Amamos cinema e essa é a nossa forma de sermos ativos no debate, por isso veja nem que seja um pedaço do vídeo. Se interessar procure novas informações e até às divulgue para nós, ficaremos imensamente felizes.
E que a força esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário