domingo, 22 de março de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "Life It Self"

Life It Self - A Vida de Roger Ebert
Direção: Steve James
Disponibilidade: Online/ Download/ Netflix


Por: Han Solo



"Um dos presentes que um amante de cinema pode dar a outro é o título de um filme maravilhoso que este ainda não descobriu. Aqui estão mais de 300 reconsiderações e apreciações de filmes do passado distante para o recente, todos os filmes que eu considero dignos de serem chamados de 'grandes' "- Roger Ebert (Grandes Filmes)
Está paixão pelo cinema e articulação de palavras de uma forma também apaixonada estão em cada cena deste maravilhoso documentário que é Life It Self. O filme conta a história de vida profissional daquele que é provavelmente o crítico de cinema mais popular de todos os tempos (e particularmente um dos meus favoritos) Roger Ebert. Arrogante, alcoólatra, talentoso, amado e odiado, primeiro crítico vencedor de um Pulitzer, extremamente influente e relegado a um triste fim por um câncer que o deformou no fim da vida, impedindo-o de falar e se alimentar de forma normal, o escritor é retratado com uma sensibilidade encantadora neste documentário de Steve James sem que acabe por se tornar uma hagiografia. 

O longa consegue explorar cada relacionamento marcante na profissão do crítico, desde o com seu colega de trabalho Gene Siskel, com o qual teve um programa de Tv especializado na análise de filmes por mais de 20 anos, até o relacionamento com sua esposa Chez, uma mulher extremamente forte que ficou ao lado de Ebert em todos os momentos conturbados de sua vida. Além disso, o documentário se beneficia dos testemunhos tocantes e genuinamente emocionados de pessoas que se viram envolvidas com o crítico (contendo uma passagem linda com Martin Scorsese).
Este novo formato de texto que estamos lançando intitulado "Não Viu? Eu Recomendo!" visa recomendar filmes que merecem um olhar atento por o consideramos grandes experiências, então nada mais digno do que começar com o documentário sobre um apaixonado pela sétima arte que de tantas contribuições para a cultura pop desta está o termo "Thumbs Up!". Mas isto são detalhes. Roger Ebert e seu legado por completo estão muito bem representados neste brilhante longa. 














"Two Thumbs Up!"
Recomendado por Han e Obi-Wan

Nenhum comentário:

Postar um comentário