sábado, 28 de março de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "Três Homens em Conflito" (1966)

Três Homens em Conflito
(Il buono, il brutto, il cattivo)
Direção: Sergio Leone
Disponibilidade: Online/ Download/ Netflix


Por: Obi-Wan



         "Três Homens em Conflito" é sempre reconhecido como um dos melhores filmes de todos os tempos (ocupa a oitava posição no top 250 do site IMDb), e é certamente um clássico, figurando entre os maiores expoentes do gênero Western. Então por que lhe reservamos um espaço em uma categoria designada à recomendação de filmes pouco conhecidos do grande público? Porque, apesar de ser reconhecido como clássico, "Três Homens em Conflito" é um filme relativamente desconhecido do público mais jovem brasileiro, por conta de enorme queda de popularidade do gênero como um todo nas últimas décadas. Posto isso, vamos ao filme.
        "Três Homens em Conflito" é o terceiro filme daquela que viria a ser conhecida como a "trilogia dos dólares", que inclui também "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns Dólares a Mais", ambos também disponíveis na Netflix, todos fruto da parceria entre o diretor italiano Sergio Leone e o ator Clint Eastwood. "Três Homens" reúne em si todos os elementos que fizeram desta uma das melhores parcerias cinematográficas entre um ator e um diretor. A carranca e estilo "lobo solitário" que parecem tão naturais à Eastwood parecem encaixar-se de maneira perfeita no estilo narrativo seco e brutal proposto pelo cineasta italiano. Apesar da altíssima qualidade dos demais filmes que compõe a trilogia, "Três Homens em Conflito" sempre será lembrado como o auge de ambos os artistas. 
       O filme de Leone tem um roteiro complexo e repleto de elementos distintos, um traço característico de clássicos épicos, que se surgissem hoje em Hollywood certamente seriam dividido em, no mínimo, três filmes ou encurtado para caber em 120 minutos. Girando em torno de três personagens principais: Tuco/O Feio (Eli Wallach), Blondie/O Bom (Clint Eastwood) e Angel Eyes/O Mau (Lee Van Cleef), a narrativa funciona como um enorme jogo de gato e rato, em que o vencedor ficará com duzentos mil dólares em ouro. O filme, no entanto não se resume a isso, desenvolvendo diversas tramas paralelas em suas quase três horas de duração, que seguem seu próprio curso e desenvolvimento, apesar de sempre acabarem levando-nos de volta ao dinheiro (que funciona aqui como um elemento McGuffin, já explicado aqui no blog em nosso texto sobre Psicose).
          Contando com um altíssimo orçamento para a época, "Três Homens em Conflito" é um filme extremamente multifacetado, com uma trama repleta de reviravoltas e caminhos inesperados (envolvendo até uma grandiosa cena de uma batalha da Guerra Civil americana). Todos esses caminhos levam à uma das mais memoráveis conclusões de todos os tempos, que é sempre lembrada por seu clássico Mexican Standoff. "Três Homens em Conflito" é um grande clássico do cinema que merecer ser visto, revisto, comentado, recomendado... merece, enfim, ser relembrado sempre que possível.















 Han e Obi-Wan Recomendam

Nenhum comentário:

Postar um comentário