domingo, 15 de março de 2015

Clube da Luta (1999): A Implosão do American Way of Life


Clube da Luta (1999): A Implosão do American Way of Life

Por Obi-Wan

       "Clube da Luta" é um absoluto fenômeno mundial. Porém, o filme começou a construir esse status apenas nos anos que se seguiram a sua estreia nos cinemas. Em seu ano de lançamento, o filme teve um extremamente inesperado fraquíssimo desempenho nas bilheteria norte-americanas, arrecadando apenas pouco mais do que 37 milhões de dólares, passando longe de pagar seu orçamento de 63 milhões. Em uma época em que ainda existia um forte mercado de DVDs, "Clube da Luta" conseguiu uma forte arrecadação em vendas e locações. Assim começava a construção de um status cult, que alavancou de maneira incrível as vendas do livro de Chuck Palanhiuk e fez de "Clube da Luta" um dos filmes mais aclamados de todos os tempos.

2 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo texto!

    Só ressaltando um aspecto que notei quando li o livro, que fica bem explícito durante toda a obra. Essa incessante busca pela atenção dentro de um contexto espiritual.
    No livro, essa "Guerra espiritual" seguida pelas declarações de Tyler, que diz basicamente que somos uma geração esquecida por Deus, é marcada por um imenso conflito que busca um destaque nessa sociedade cinzenta e apaziguadora, seja por bem ou por mal. Sendo assim, nos trechos finais do livro quando ele se suicida em um local rodeado por pessoas, chegando aos céus e obtendo finalmente seu diálogo com Deus, o Narrador é reconhecido até mesmo lá, e seu projeto inicial tomou proporções transcendentais, e de certa forma, tendo seu desejo realizado, vencendo sua guerra espiritual ao ser finalmente notado, e encerrando sua procura de atenção.

    De geral, tanto o livro quando o filme são fodas! Não seria exagero em dizer que são meus preferidos!
    No entanto, ainda faço parte da velha guarda que prefere os livros do que o filme.


    Valeu, HUHUHU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, brigado pelo comentário Matheos. Não tinha me atentado para essa outra possível interpretação da guerra espiritual, faz todo sentido sua ideia. Toda a jornada do personagem do Narrador é uma constante procura por atenção, como fica bastante explícito em sua incapacidade de dormir quando não consegue frequentar as reuniões de grupo. Clamar por atenção divina me parece um comportamento perfeitamente coerente com a própria natureza do personagem.

      Excluir