domingo, 29 de novembro de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "Além da Linha Vernelha"

c
Além da Linha Vermelha
(The Thin Red Line)
Direção: Terrence Malick
Disponibilidade: Netflix/Download/Online

Por Obi-Wan



    "Além da Linha Vermelha" é um filme absolutamente especial, uma daquelas obras cinematográficas que aparecem apenas uma vez em cada geração. Nunca assisti um filme como esta incrível obra personalista de Terrence Malick, e duvido que um dia assistirei. Nada que você possa ler sobre "Além da Linha Vermelha" antes de assisti-lo pode te preparar completamente para o que é o filme. A narrativa se desenvolve ao mesmo tempo como um filme de guerra e como uma reflexão existencialista e poética sobre o que é a guerra. Sendo assim, "Além da Linha Vermelha" consegue ser ao mesmo tempo um épico de ação sobre a Segunda Guerra Mundial quanto um drama filosófico que compõe um estudo sobre o comportamento do indivíduo dentro de um dos piores momentos da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.


         O mais interessante sobre essa mistura de elementos é que o roteiro do filme não trata das duas coisas em momentos separados. Pouquíssimos flashbacks são utilizados e o filme traça um panorama geral muito embaçado e breve sobre o momento no qual a trama se desenrola. A partir do ponto de vista de diversos personagens, que também narram o filme, "Além da Linha Vermelha" faz seus questionamentos existencialistas e metafísicos no desenrolar de um único conflito da Guerra, a batalha de Guadacanal, importante momento da guerra entre Estados Unidos e Japão no Pacífico. Através do personagem de Jim Cavaziel (Pvt. Witt), a narrativa estabelece também uma clara comparação entre o "civilizado" homem ocidental dividido em nações e matando uns aos outros por uma montanha, uma mera posição geográfica, e a convivência aparentemente pacífica das sociedades que habitavam as ilhas próximas à Austrália naquela época.
      Com um elenco recheado de excelentes atores (Sean Penn, Nick Nolte, Woody Harrelson, John Cusack, só para citar alguns dos mais conhecidos) "Além da Linha Vermelha" consegue construir interessantíssimos e memoráveis personagens. Porém, o maior destaque fica mesmo por conta dos traços narrativos marcantes de Terrence Malick, conhecido por incluir discussões existencialistas extremamente densas e complexas em seus roteiros. Com suas 3 horas de duração, "Além da Linha Vermelha" fica no meio do caminho entre "O Resgate do Soldado Ryan" e "Nascido Para Matar", utilizando-se de elementos que também aparecem nesses dois filmes (a violência gráfica e excelentes cenas de ação de "Ryan" e os questionamentos morais de "Nascido Para Matar") para criar uma obra cinematográfica verdadeiramente única, uma experiência diferente de tudo e que certamente deixará sua marca em quem assistir.




Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário