sábado, 30 de abril de 2016

Crítica: "Capitão América: Guerra Civil"

Capitão América: Guerra Civil
(Captain America: Civil War)
Ação/Aventura/Sci-fi
Data de Estreia no Brasil: 28/04/2016
Direção: Joe e Anthony Russo
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures


       A comparação é inevitável, então prefiro fazê-la logo de cara. Desde que a Warner mudou a data de lançamento de "Batman VS Superman" para fugir do final de semana de estreia de "Capitão América: Guerra Civil", surgiu a grande questão sobre qual dos filmes das duas maiores rivais das HQs levaria a melhor, em termos de bilheteria e apreciação popular. Enquanto o embate entre os principais heróis da DC rendeu ao seu estúdio uma estrondosa bilheteria no final de semana de estreia e teve uma enorme queda na sequência, "Guerra Civil" promete abrir forte e manter-se assim por um bom tempo. E isso acontece por uma simples diferença entre os dois filmes: "Guerra Civil" é tudo aquilo que "Batman VS Superman" tentou ser e não conseguiu.
     Algo que favoreceu extremamente a Marvel Studios nesse sentido é o quanto seu universo cinematográfico é coeso e bem estabelecido. Já vimos inúmeros casos de filmes de super-heróis que fracassaram justamente por tentar encaixar personagens e motivações demais em uma mesma trama, como por exemplo "Homem-Aranha 3" e o próprio "Batman VS Superman". Então como a Marvel achou a fórmula secreta para encaixar o embate entre 12 super-heróis em um só filme? A resposta está na trajetória do estúdio nos cinemas. Começando com o excelente "Homem de Ferro" em 2008, quase todos os personagens principais deste épico confronto apareceram e foram desenvolvidos em filmes anteriores (com uma notável exceção que discutiremos mais à frente).
       Como o título indica, "Guerra Civil" trata-se acima de tudo de uma continuação de "Capitão América 2: O Soldado Invernal". Dessa forma, a trama do filme acaba sempre voltando à relação entre Steve Rogers e seu amigo de infância, Bucky Barnes, o Soldado Invernal. É impressionante o quanto o roteiro do filme consegue amarrar bem todos os seus conflitos em duas horas e meia de duração, conciliando e misturando os acontecimentos do segundo filme solo do Capitão América com tudo o que ocorreu no último filme da superequipe do estúdio, "Vingadores: A Era de Ultron". Essa grande amálgama de um histórico dos personagens e das relações estabelecidas entre eles dá uma enorme e importante base para que o filme desenvolva sua trama de maneira extremamente competente, partindo logo para o que importa: a pancadaria entre super-heróis. E o filme é também perfeito em conciliar as duas coisas, conseguindo não tornar-se nem num filme de ação sem cérebro e muito menos em um filme chato ou verborrágico demais.
         Todos os personagens presentes no filme cumprem muito bem seu papel dentro da trama, tendo seu devido espaço de tela. É extremamente gratificante a aparição de personagens de outros filmes, como por exemplo o Homem Formiga e o Falcão, sendo que até seu embate no filme solo do herói do ano passado ganha uma menção. O filme é também extremamente competente em apresentar elementos novos para o universo, fazendo-o de maneira sempre orgânica à trama, algo que faltou ao último filme dos Vingadores. O Pantera Negra e a cidade de Wakanda são muito bem inseridos dentro da narrativa do filme, nunca parecendo serem elementos estrangeiros àquela história. O personagem em si é muito bem retratado pelo filme, sendo que a grande interpretação de Chadwick Boseman ajuda a chamar a devida atenção para o personagem em preparação para seu filme solo.
          O outro personagem introduzido pelo filme merece um parágrafo a parte. Desde que foram vazados os primeiros detalhes do acordo entre a Marvel e a Sony, muito se especulou sobre a participação do Homem-Aranha em "Guerra Civil", no qual tem enorme participação nos quadrinhos. No filme, sua participação é bastante reduzida, tendo em torno de 15 minutos de duração. Porém, o personagem participa de um momento crucial do filme e é de grande importância para o tom da trama. Em suma, a Marvel acertou em cheio com a representação de um de seus personagens mais famosos. O jovem Tom Holland é perfeito em demonstrar em tela o espírito do Homem-Aranha dos quadrinhos, um adolescente que se vê metido em meio a situações absurdas, com as quais sua mentalidade juvenil só consegue lidar se utilizando do humor como um escape para a tensão. Funciona bem demais no filme e prepara perfeitamente o personagem para seu filme solo sem a necessidade de contar mais uma vez a origem do personagem.
         Algo que o Homem-Aranha faz extremamente bem é trazer ótimos momentos de alívios cômicos a um filme que, em geral, tem um tom extremamente pesado e grave. Por mais que lidem com invasões mundiais e a possível destruição planetária, nenhum filme dos Vingadores chega próximo aos momentos de tensão gerados em "Guerra Civil". Os temas discutidos pelo filme são extremamente pesados e complexos, sendo que a discordância dos heróis sobre como lidar com a situação é um enorme agravante que acaba por culminar em conflito. Antes do filme, parece óbvio defender a posição do Capitão América. Porém, o roteiro é muito competente em não colocar nenhum dos lados como heróis ou vilões da história, mas apenas antigos amigos que tomaram posições opostas em um tema extremamente complexo, e que estão dispostas a ir até as últimas consequências defendendo suas opiniões. Em vários aspectos, ambos estão certos e ambos estão errados. Cabe a você escolher com qual lado você concorda.
        Tudo isso que abordei acima culmina em um excelente filme, muito bem equilibrado em todos os aspectos. O roteiro é perfeito em equilibrar um grande número de elementos em uma trama coesa e inteligente. Já o aspecto visual do filme, coordenado pela brilhante direção dos irmãos Russo, é o grande destaque, constituindo cenas de ação que impressionam por sua veracidade e brutalidade, encontrando o tom perfeito que o peso da história necessitava. É impressionante também a capacidade dos diretores de enquadrar tantos acontecimentos de uma vez em um só quadro, conseguindo acompanhar de maneira muito competente as várias lutas entre os super-heróis. Em suma, as pequenas falhas de roteiro que aparecem mais para o final do filme não são suficientes para afetar o resultado final: "Capitão América: Guerra Civil" é sem sombra de dúvidas o melhor filme da Marvel Studios até aqui, e um dos melhores filmes de super-herói já feitos.

PS: O filme contém duas cenas pós-créditos. A primeira delas é logo após os créditos inicias e a segunda é ao final de todos os créditos, portanto fique até o final, vale a pena.







Excelente

Por Obi-Wan
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário