sábado, 6 de fevereiro de 2016

Não Viu? Eu Recomendo! - "Los Angeles: Cidade Proibida"

Los Angeles: Cidade Proibida
(L.A. Confidential)
Crime/Drama
Direção: Curtis Hanson
Disponibilidade: Netflix/Download/Online

Por Obi-Wan


         Se nós do História em 35mm fizéssemos uma lista dos dez melhores roteiros de todos os tempos, tenho certeza que "Los Angeles: Cidade Proibida" seria um dos primeiros. Facilmente. Com uma complexidade de roteiro que remete diretamente ao clássico de Roman Polanski "Chinatown", o roteiro escrito por Brian Helgeland e Curtis Hanson contém em si uma quantidade absurda de temas complexos para sua duração relativamente curta (138 minutos) se o compararmos a outros filmes sobre investigação policial. Girando em torno de seus três protagonistas, Jack Vincennes (Kevin Spacey), Bud White (Russel Crowe) e Edmund Exley (Guy Pearce), o roteiro vai gradualmente desvendando e solucionando os inúmeros aspectos de sua intricada trama. A investigação começa com um massacre em uma cafeteria e vai a partir daí se desenrolando com inúmeras consequências.
          Além do roteiro praticamente perfeito, outro grande destaque de "Los Angeles: Cidade Proibida" é a incrível recriação da época em que se passam os eventos narrados pelo filme. O design de produção, os cenários e figurinos cumprem muito bem seu papel de mergulhar o público na aura de uma Los Angeles de 1953. Porém, o que mais ajuda na imersão não é necessariamente o aspecto visual do filme, mas o ritmo em que a história se desenvolve e o tom do filme, que evocam diretamente os film-noir da década de 1950. Usando como inspiração filmes como "O Grande Golpe" (1956), "Los Angeles: Cidade Proibida" consegue recriar um sentimento de 1950, como se o filme tivesse sido produzido na mesma época dos acontecimentos que retrata.
              Como eu já havia dito anteriormente, é impressionante o trabalho dos roteiristas para conseguir conter uma trama tão complexa em apenas 138 minutos. Além disso, o trabalho de edição empregado no filme é fantástico, fazendo com que em nenhum momento a trama do filme deixe de ser intrigante e se torne cansativa. Com excelentes atuações do elenco, "Los Angeles: Cidade Proibida" consegue desenvolver de maneira brilhante todos os seus personagens sem praticamente nenhuma sub-trama. As personalidades e motivações são todas traçadas em meio a grande investigação principal do filme e tudo de alguma forma se conecta. Ao final do filme, todas as pontas são amarradas e todos os mistérios são solucionados. Quanto mais penso sobre o roteiro de "Los Angeles: Cidade Proibida" mais o admiro.




Han e Obi- Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário