sábado, 17 de outubro de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne"

As Aventuras de Tintim: O Sregredo de Licorne
(The Adventures of Tintim:The Secret of the Unicorn)
Direção: Steven Spielberg
Disponibilidade: Netflix, Download, Online

Por Han Solo

Faz anos que um cineasta chamado Steven Spielberg vai mais para o emprego ao invés de trabalhar. Comandando melodramas irritantes e filmes insuportáveis, Spielberg parece anos luz de distância do virtuoso cineasta que comandou um drama poderoso como “A Lista de Schindler”, uma obra de puro entretenimento e energia que era “Caçadores da Arca Perdida”, a ficção científica extremamente inteligente “Minority Report” e o thriller fantástico que era “Tubarão”. Eis então que surge “Tintim”, um filme que não só trás o cineasta abordando o puro entretenimento energético de um filme de aventura, mas que também se mostra como uma das exceções de qualidade da carreira atual do diretor.

Baseado na obra de Hergé, o filme acompanha as aventuras do repórter Tintim que, mesmo de aparência jovem, se mete em aventuras extremamente perigosas, empolgantes e implausíveis. Após descobrir o segredo dentro de uma miniatura de navio que dá pistas para um tesouro perdido, o garoto acaba se envolvendo numa corrida ao melhor estilo “Caçadores da Arca Perdida” para chegar ao tesouro antes que este caia nas mãos erradas.
Contando com a tecnologia de motion capture (aprimorada pela Weta Digital, empresa de Peter Jackson que também é o produtor deste filme) todos os personagens do filme ganham vida e muito mais dimensão que muitos outros interpretados na base do “live action” em milhares de dramas medíocres por aí. Se Tintim esbanja espírito de aventura, curiosidade e determinação enquanto ainda não é sobre-humano em seus sentimentos, o alcoólatra Capitão Haddock garante não só ótimos momentos cômicos como também nos cativa em carisma, além, é claro, do cachorrinho Milu, o qual suas peripécias ficam gravadas na mente do espectador muito tempo depois do fim do filme.
Permitindo-se realizar planos impossíveis num filme Live Action, o veterano diretor emprega seus já característicos takes longos que chegam ao nível do insano num plano sequencia de 5 minutos. Spielberg conduz a história com uma leveza e fluidez invejáveis num filme feito basicamente a partir de um clímax após o outro, fazendo com que quem o assista não consiga ter tempo para respirar e sair do filme por qualquer detalhe: aviões quebram, barreiras d’água estouram, há lutas de espadas e perseguições em veículos de alta velocidade. Não há um minuto de ação perdida.
“As Aventuras de Tintim” é um filme singular. Ao final da película fica a clara impressão de que de alguma forma aquele filme foi uma experiência de energia formidável na qual nos sentimos parte de cada uma das aventuras que passaram na tela, ao mesmo tempo em que o filme não se propõe a grandes feitos. Sim, seus méritos técnicos estão todos lá, mas não há um momento dramalhão, com uma os violinos de John Williams nos implorando para chorar. Só temos o puro entretenimento da mais alta qualidade. Temos o verdadeiro e inigualável Steven Spielberg.



Han e Obi-Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário