terça-feira, 13 de outubro de 2015

O porquê amamos cinema: "Procurando Nemo"


Por: Naiara

Como a maioria das pessoas, minha relação com o cinema surgiu através das animações Disney e em especial um longa que deve gerar um misto de emoções em todos nós, O Rei leão. Contudo não é sobre este filme que pretendo discorrer e sim um que tenho assistido demasiadamente nas ultimas semanas por conta de meu sobrinho de dois anos: Procurando Nemo. Essa animação é na minha mais humilde opinião uma das melhores animações da Pixar. Opinião esta muito baseada em minha experiência particular com esse filme.

Procurando Nemo foi o primeiro filme que assisti no cinema, acompanhada da minha mãe e dos meus dois irmãos mais novos, e todos os fatos transcorridos nesse dia estão ainda muito claros na minha memória mesmo tendo se passado quase quinze. Lembro-me claramente de chegar ao shopping ainda de manhã e somente sair de lá tarde da noite, pois somente conseguimos entrada na sessão das 19h. Ficamos o dia inteiro fora de casa e mesmo com o cansaço, foi um dia inesquecível que fez com que minha paixão pelo cinema começasse a florescer. Não foi o filme que transformou minha vida, mas é um daqueles que deixam marcas difíceis de serem esquecidas.
O longa conta a história do peixe palhaço Marlin e sua empreitada em resgate a seu filho pego por mergulhadores enquanto nadava em alto mar. A partir daí sua saga heroica começa, superando todas as intempéries que encontra pelo caminho junto de sua desastrada companheira Dory (sem dúvida alguma a melhor personagem). Sua jornada não significa somente encontrar seu filho, mas uma forma de superação de seus medos e traumas e é através dessa busca que ele vai gradualmente se superando para que no fim deixe que Nemo nade por conta própria e que ele, Marlin, não passe mais a viver em função do filho.
O que mais me fascina em animações é a possibilidade de contar uma história extremamente pesada e sensível com leveza, podendo seu publico alvo ir das crianças aos adultos. O enredo do filme pode parecer simples, a jornada de um pai a procura de seu filho sequestrado, se fosse um filme de Liam Neeson veríamos explosões e muitos clichês de filme de ação, um cara contra o mundo. Tudo isso você vê em Procurando Nemo, no entanto a mensagem aqui é outra, a difícil relação entre pais e filhos está em pauta, um pai cuja morte da esposa ainda o afeta profundamente tendo ainda problemas em admitir que seu filho já cresceu e em contrapartida um filho insensível às incertezas do pai. Ao longo do filme ambos vão aprendendo como superar seus medos e muito mais que superar conseguem conviver com esses medos.
Procurando Nemo tem a marca da Pixar, é um filme extremamente bem feito, bonito visualmente, com uma bela história e com personagens verdadeiros, ainda que sejam peixes falantes. E que confirma a universalidade das animações, diferente de outros gêneros consegue ser atemporal, se um dia eu vi e me fascinei por esse filme agora é a vez de meu sobrinho.


.

Um comentário:

  1. Galera, deixo esse comentário aqui pra lembrar que "o porquê amamos cinema" é uma espécie de coluna que criamos no blog para que nossos leitores pudessem expor suas experiências com a arte cinematográfica. Como já havia comentado no post anterior (http://historiaem35mm.blogspot.com.br/2015/07/o-porque-amamos-cinema-divertida-mente.html), todo mundo tem aquele filme que tem algum significado pessoal. Se puder, escreva um texto sobre este filme e nos mande. Empatia e troca de experiências são dois dos próprios objetivos da arte, e o cinema não foge disso!

    ResponderExcluir