domingo, 11 de outubro de 2015

Não Viu? Eu Recomendo! - "O Último Reino" (piloto)

O Último Reino
(The Last Kingdom)
Data de estréia da primeira temporada: 10/10/2015
Canal de Exibição: BBC America
Disponibilidade: Download

Por Obi-Wan



    Até poucos anos atrás, era praticamente impensável que um best seller como "O Último Reino" fosse adaptado para a televisão ao invés de se tornar um blockbuster em Hollywood. Felizmente, atingimos um grande nível de semelhança entre as duas mídias, o que permite que tramas longas e complexas como a história de Uthred possam ser mais bem exploradas em forma de série, com seu formato muito mais extensivo, sem perder muito em qualidade de produção. Assim como "Vikings", excelente série com temática semelhante a essa, "The Last Kingdom" possui uma ótima recriação de época, com cenários e figurinos extremamente realistas, sem transmitir aquela sensação de algo barato e amador, característica negativa das séries televisivas dos anos 1990.
          Assim como "Vikings", "O Último Reino" tem a interessante característica de explorar os dois lados da guerra entre "dinamarqueses" e saxões. Em seu famoso livro de mesmo nome, Bernard Cornwell mistura personagens históricos e fictícios ao explorar um dos momentos mais importantes da Inglaterra medieval: a consolidação de uma unificação dos vários reinos saxões, sob o Rei Alfred, face à uma enorme ameaça de invasão viking. Para melhor explorar esses eventos sob diferentes perspectivas, Cornwell criou o personagem de Uthred, herdeiro de uma importante região do reino da Nortúmbria. Capturado pelos dinamarqueses quando criança, Uthred é um personagem muito dual, perfeito para representar um período de inúmeros conflitos armados e conturbação política. A série segue fielmente essa estrutura base criada nos livros, porém já acelera bastante o desenvolvimento da narrativa no primeiro episódio, deixando de fora muitos elementos interessantes do livro. Isso me leva a questionar a necessidade de enxugar tanto a história, considerando-se que uma temporada de oito episódios poderia tranquilamente explorar todos os principais elementos do livro.
      Apesar de fisicamente bastante diferentes de suas descrições originais, os personagens da série são muito bem construídos, ajudando a série a manter-se fiel à essência dos livros de Cornwell. As atuações são boas, apesar de a série não contar com nenhum ator ou atriz de renome em seu elenco. Os aspectos positivos mais importantes da série ficam mesmo por conta dos aspectos técnicos, de produção e de filmagem, responsáveis por recriar uma atmosfera de medievalidade e empolgantes cenas de batalha. Solidamente construído, "The Last Kingdom" parece uma série bastante promissora e certamente assistirei os próximos episódios, apesar de ainda não ter construído opinião concreta sobre a qualidade da adaptação feita a partir da história original. Se houver demanda e interesse do público, farei uma crítica mais completa ao final da primeira temporada, onde essas questões serão devidamente respondidas.




Han e Obi-Wan recomendam!

Um comentário:

  1. O segundo episódio é muito melhor do que o primeiro, então se não gostarem do piloto vale a pena dar mais uma chance pra série

    ResponderExcluir