sábado, 3 de outubro de 2015

Não viu? Eu Recomendo! - Zodíaco

Zodíaco
(Zodiac)
Direção: David Fincher
Disponibilidade: Download/Online/Netflix

Por Han Solo

         Com toda certeza, David Fincher é o melhor diretor contratado da atualidade. Combinando estilo próprio, temas fortes e a obsessão tão característica aos gênios do cinema, Fincher sempre estabelece muito bem o universo sombrio, frio e calculista que cercam seus filmes (tirando, é claro, sua tentativa de melodrama em “O Curioso Caso de Benjamin Button”). Seus personagens sempre estão à procura de solucionar algum problema de forma extremamente racional, seus enquadramentos são pintados com o virtuosismo imagético de um filme mudo e nós, os espectadores, emergimos profundamente no ambiente do filme culminando em experiências formidáveis.
      Curiosamente, Zodíaco é o filme menos conhecido de Fincher, porém não só é considerado por muitos uma obra prima, como também é o filme que combina todas as qualidades dos melhores trabalhos do diretor. Desde a montagem impecável, os personagens obstinados, o posicionamento de câmera e seus movimentos extremamente econômicos e elegantes, interpretações magníficas e um roteiro intrincado. A história das investigações dos assassinados atribuídos ao famoso serial killer Zodíaco ganha contornos colossais na mão do diretor.
       Sendo um dos casos mais famosos ainda sem solução no mundo, Zodíaco é considerado o crime mais próximo do perfeito, nunca um suspeito foi sequer indiciado por qualquer acusação. Na verdade, a partir de todas as possibilidades, deduções, medos e angustias muito bem documentadas no livro de Robert Graysmith que o filme se desenrola nos mostrando o lado frustrante de se investigar um crime. Durante as décadas de 60, 70 e início da de 80 somos levados por uma série de fatos extremamente intrigantes.
           Como já se pode notar, não pretendo revelar nada da trama deste filme (tanto para deixar livre a expectativa de cada um durante o filme, como também por ser um caso real cheio de informações na internet), tamanho o prazer que o espectador possui ao observar cena após cena em suas 2 horas e 40 minutos de duração. Como sempre, o intuito destas postagens é fazer a missão básica de qualquer cinéfilo para com o outro, indicar filmes, e garanto para você que com todos os elementos citados acima, além das interpretações magnéticas de Robert Downey Jr., Mark Ruffalo e Jake Gyllenhaal, Zodíaco é uma obra de arte, um ótimo entretenimento, uma imersão completa nas angustias daqueles personagens, mas acima de tudo, um filme tão intrigante quanto os casos que este retrata.
















Han e Obi-Wan recomendam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário