quinta-feira, 7 de julho de 2016

Crítica: "Midnight Special"

Destino Especial
(Midnight Special)
Data de Estreia no Brasil: sem previsão
Direção: Jeff Nichols
Distribuição: Warner Bros.


        Primeiro filme de estúdio do diretor Jeff Nichols, reconhecido por suas produções independentes, "Midnight Special" é em inúmeros sentidos uma espécie de híbrido entre um indie movie e um blockbuster. O filme conta a história de Alton, um garoto de oito anos que possui habilidades paranormais que ninguém consegue explicar, como por exemplo interceptar ondas de rádio e satélite. Alton e seu pai, Roy Tomlin, fogem do Rancho, uma comunidade de extremistas religiosos que acreditam que Alton seja sua esperança de salvação para o "dia do julgamento" que está próximo. Roy e Alton recrutam Lucas, um policial amigo de infância de Roy, na tentativa de fugir de dois membros do Rancho e do FBI para chegar a um lugar determinado por coordenadas traçadas por Alton.

          Com uma premissa extremamente interessante, "Midnight Special" faz a corajosa opção de iniciar sua trama sem qualquer tipo de explicação prévia ou introdução ao seu universo. Somos praticamente "jogados" em meio à narrativa, acompanhando Lucas, Roy e Alton após terem fugido do Rancho e terem tornado-se fugitivos procurados pela polícia, dirigindo pelos Estados Unidos em direção ao local premeditado por Alton. Os primeiros minutos do filme são absolutamente brilhantes, com seus elementos extremamente intrigantes sendo empilhados em um bloco de inquietações por parte de quem assiste, que busca inutilmente por explicações. Evitando os estúpidos (e cada vez mais comuns) diálogos expositivos, "Midnight Special" consegue interessar muito mais do que o faria se tivesse optado por explicar sua premissa passo a passo.
          Perguntas como "quem são as pessoas do Rancho" ou "quais são as verdadeiras capacidades de Alton" vão aos poucos sendo respondidas de maneira extremamente natural por parte do roteiro, que sana as dúvidas do espectador a partir do desenvolvimento natural de sua história. Neste ponto, "Midnight Special" segue à risca um dos maiores preceitos do cinema: "não conte uma história. Mostre uma". Com Roy e Alton fugindo, o filme incorpora alguns elementos de um road movie, desenvolvendo de maneira perfeita a relação entre pai e filho, completada pela entrada da personagem de Kirsten Dunst, mãe de Alton. No entanto, o filme acerta também em incluir cenas da investigação conduzida pelo FBI sobre o Rancho e Alton, que contribuem para a construção da história sem parecerem forçadas, contanto com a carismática figura de Adam Driver para conduzi-las de maneira muito competente.
         O elenco, aliás, é um dos pontos altos de "Midnight Special". Contando com excelentes nomes, certamente convencidos a adentrar o projeto por confiarem na qualidade do roteiro, Jeff Nichols extrai excelentes performances de todos os atores, que conseguem criar personagens extremamente interessantes e multidimensionais sem a necessidade de muitos diálogos. As relações entre os protagonistas são muito bem exploradas por Michael Shannon, Joel Edgerton e Kirsten Dunst, todos ótimos. O destaque, porém, vai para o jovem ator Jaeden Lieberher, que impressiona com uma performance impecável, criando um Alton extremamente convincente e cheio de camadas, correspondendo a todos os momentos em que o roteiro lhe exige uma atuação de grande alcance. 
             Outro grande destaque há de ser concedido também ao diretor Jeff Nichols. A partir de sua experiência com a produção de filmes independentes, Nichols consegue dar uma identidade visual para "Midnight Special" que lhe confere um ar extremamente realista. Este elemento, aliado à excelentes efeitos especiais, consegue conferir ao filme um incrível ar de de autenticidade para a história contada, algo que se pode dizer de pouquíssimos blockbusters. A fotografia do filme e sua trilha sonora também ajudam a construir esta sensação, mas a direção contida e contemplativa de Nichols faz a maior parte do trabalho, que é também influenciado nesse sentido pelo excelente roteiro, também de Nichols.
           Infelizmente, porém, "Midnight Special" acaba perdendo muito de sua força a partir de seu terceiro ato. De maneira semelhante ao que ocorre em "Mud", outro excelente filme de Nichols, "Midnight Special" acaba tentando "dar um passo maior do que a perna", gerando questões demais que sua própria estrutura contida não dá conta de desenvolver. Não digo isso no sentido de exigir que o filme amarrasse todas as pontas soltas, sendo altamente necessário que algumas coisas fiquem para serem preenchidas na mente do público. Porém, há vários elementos muito interessantes trazidos pela premissa que acabam não sendo tão bem explorados quanto poderiam ter sido. Independente de algumas pequenas imperfeições, "Midnight Special" é a mistura perfeita entre o estilo e a inteligência de um filme independente com o orçamento e elenco de uma grande produção, resultando em um dos melhores filmes de 2016 até o momento.


Excelente
Por Obi-Wan

Nenhum comentário:

Postar um comentário